Organização interna
Atualmente somos 35 cooperados e nos reunimos semanalmente em assembleias gerais em que todos participam horizontalmente e têm igual poder de decisão sobre os rumos pedagógicos, organizacionais e administrativos da escola.
Todos nós, além de exercermos o papel de professores, também desempenhamos todas as funções necessárias ao funcionamento da escola e do espaço cultural. Professores-cooperados se dedicam, além das atividades diretamente pedagógicas, a diversas outras tarefas do cotidiano, tais como: limpeza do espaço, cuidados de portaria, apoio aos estudantes e professores em aula, pequenos reparos e manutenções etc. Além disso, os professores-cooperados também assumem papéis como a Secretaria Escolar, a Tesouraria, o Núcleo de Relações Escolares (NRE), responsável pela mediação entre estudantes, famílias e escola, e outras funções.
Organização do cotidiano escolar
Os estudantes também estão implicados nos cuidados com a escola e, tal como os professores, se responsabilizam pela limpeza e organização do espaço. Todos os dias, nos 20 minutos finais de cada período, os alunos se dividem em equipes interséries e se rodiziam, semanalmente, na tarefa de limpeza dos ambientes comuns – salas de aula, biblioteca, cozinha, pátio, banheiros e auditório.
Às quintas-feiras, todos os estudantes permanecem na escola em período integral. Em parte do dia, os alunos se dividem em 16 equipes interséries e fazem um rodízio semanal entre diferentes estações de trabalho: escolha do cardápio e planejamento do almoço da semana seguinte; preparação do almoço; preparação da sobremesa; limpeza dos diversos espaços da escola; pesquisa de jogos; levantamento de atividades culturais e de lazer na cidade; entre outras. Cada grupo é acompanhado por um educador de referência e mantém a mesma formação durante um semestre.
Tanto os cuidados diários como as atividades em grupo às quintas-feiras inserem-se na disciplina Práticas de Auto-Organização, concebida como fundamental numa formação escolar que visa não apenas o desenvolvimento intelectual individual, mas também se ocupa da capacidade de ação coletiva e do aprimoramento das habilidades manuais de cuidado com o espaço onde todos convivem.
Horários de funcionamento
Ensino Médio – das 7h30 às 13h 15
Eletivas no contraturno: Dança, Esportes, Grupo de Teatro e Capoeira.
Ensino Fundamental II (de 6º a 9º anos) – das 13h30 às 18h30
Semi-integral 6º e 7º anos: Terças-feiras, das 09h45 às 18h30
Semi-integral 8º e 9º anos: Segundas-feiras, das 09h45 às 18h30
Quintas-feiras: período integral
E.M: 7h30 às 17h30.
E.F. II: 08h30 às 18h30.
Limites de estudantes por turma
A Arco possui uma turma para cada ano/série. No Ensino Fundamental II nossas turmas têm um limite máximo de 22 estudantes. No Ensino Médio, um limite máximo de 25 estudantes por turma.
Componentes curriculares
Componentes Específicos:
Práticas de Auto-Organização (interséries). Presentes no cotidiano escolar como práticas pedagógicas ligadas a organização pessoal e coletiva dos alunos dentro do espaço da escola. Compreendem os cuidados diários realizados nos 15 min finais do período de aulas e as atividade de limpeza, organização, manutenção, culturais e de elaboração das refeições realizadas às quintas-feiras, dias com período integral de aulas na escola para os dois ciclos.
Projetos. (duas aulas por semana para todas as séries de ambos os ciclos): Organizado por 2 professores de disciplinas, áreas ou séries diferentes, a proposta percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação de perguntas sobre o tema elegido, formulação de problemas a serem investigados, planejamento, distribuição de funções, execução das ações e estratégias previstas no planejamento, avaliação e socialização dos processos e resultados.
Orientação de Estudos (O.E). exclusiva para o 6o ano – A disciplina de Orientação de Estudos é uma componente curricular do primeiro semestre do 6ano. A essência dessa disciplina é acolher o estudante ingressante no Ensino Fundamental II, auxiliando-o a se organizar em uma nova etapa da vida escolar. Os estudantes são estimulados a organizarem momentos de estudo fora da escola, organizarem de forma autônoma o próprio material e se apropriarem dos espaços e funcionamento do cotidiano escolar.
Grupo de Elaboração (GE). Os Grupos de Elaboração são concebidos como espaço de reflexão sobre quaisquer temas entendidos como relevantes – tanto pelos estudantes quanto pelos coordenadores. Os encontros acontecem semanalmente para todas as turmas, com uma hora de duração, e são coordenados por dois professores-cooperados.
Componentes curriculares do Núcleo de Ciências Humanas e Linguagens:
Língua Portuguesa
Inglês
História
Geografia
Teoria Social (Ensino Médio)
Componentes curriculares do Núcleo de Ciências Naturais e Matemática:
Matemática
Geometria (Ensino Fundamental II)
Ciências (Ensino Fundamental II)
Física (Ensino Médio)
Química (Ensino Médio)
Biologia ( Ensino Médio)
Componentes curriculares do Núcleo de Corpo e Jogo:
Educação Física
Corpo (Esportes, Capoeira, Dança e Teatro)
Componentes curriculares do Núcleo de Artes e Ofícios:
Música (Ensino Fundamental II)
Artes Visuais (Ensino Fundamental II)
Ofícios (Ensino Fundamental II)
Teatro (Ensino Fundamental II)
Artes (Ensino Médio)
O espaço físico da escola
auditório cozinha oficina sala de humanas auditório oficina biblioteca pátio aberto laboratório cozinha pátio interno laboratório laboratório sala de artes sala de artes fachada copa secretaria fachada