Cotidiano Escolar
Nosso dia a dia é centrado na construção de uma comunidade baseada no encontro entre pessoas. Por isso, é fundamental que estejamos juntos desempenhando diferentes funções, numa relação viva entre teoria e prática, na qual o vínculo entre educador e educando é a base para a ampliação dos saberes e das trajetórias de ambos.
Componentes que nos diferenciam:
Práticas de Auto-Organização (interséries):
Todos os dias, os estudantes se dedicam aos cuidados da escola e, junto aos professores, divididos em equipes intersérie, são responsáveis pela limpeza e pela organização dos espaços de estudo e convivência: salas de aula, biblioteca, cozinha, pátio, banheiros e auditório. Uma vez por semana, nos dedicamos também à limpeza e à organização do entorno: praças, calçadas, canteiros. Para nós, uma educação integral pressupõe a construção de uma cidade mais acolhedora As quintas-feiras são muito especiais na Arco, nelas acontece nosso integral. Divididos nas equipes, cada uma com um professor-coordenador, os estudantes participam de diferentes estações de trabalho::
- Escolha do cardápio e planejamento do almoço da semana seguinte
- Preparação do almoço
- Preparação da sobremesa
- Limpeza dos diversos espaços da escola
- Pesquisa de jogos, debates de temas da atualidade, esportes não convencionais e brincadeiras, escrita e troca de cartas.
Essas Práticas de Auto-Organização, são fundamentais numa formação escolar que visa não apenas o desenvolvimento intelectual individual, mas também se ocupa da capacidade de ação coletiva e do aprimoramento das habilidades manuais de cuidado com o espaço onde todos convivem.
A Arco possui uma turma para cada ano/série. No Ensino Fundamental II nossas turmas têm um limite máximo de 22 estudantes. No Ensino Médio, um limite máximo de 25 estudantes por turma. O currículo da Arco é organizado da seguinte maneira:
Componentes curriculares
Componentes Específicos:
Práticas de Auto-Organização (interséries): Presentes no cotidiano escolar como práticas pedagógicas ligadas à organização pessoal e coletiva dos alunos dentro do espaço da escola. Compreendemos os cuidados diários como a realização de organização dos espaços nos 15 minutos antes do intervalo das aulas e as atividades de limpeza, organização, manutenção e de elaboração das refeições realizadas às quintas-feiras, dias com período integral de aulas na escola para os dois ciclos.
Projetos (duas aulas por semana para todas as séries de ambos os ciclos): Organizado por 2 professores de disciplinas, áreas ou séries diferentes, a proposta percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação de perguntas sobre o tema elegido, formulação de problemas a serem investigados, planejamento, distribuição de funções, execução das ações e estratégias previstas no planejamento, avaliação e socialização dos processos e resultados.
Orientação de Estudos (O.E):
A disciplina de Orientação de Estudos é um componente curricular importantíssimo para os estudantes nessa nova etapa de suas vidas escolares. Nela, auxiliamos os alunos no desenvolvimento de sua autonomia, necessária à organização para os momentos de estudo fora da escola, assim como para se apropriar dos materiais, dos espaços e do cotidiano escolares.
Grupo de Elaboração (GE):
Os Grupos de Elaboração são espaços de reflexão sobre temas entendidos como relevantes – tanto pelos estudantes quanto pelos coordenadores do grupo. Neles conseguimos compartilhar as questões, estreitando os laços e pensando soluções coletivas para os desafios inerentes à escolarização, à adolescência e à contemporaneidade. Cada um cuida de todos, e todos cuidam de cada um.
Nossa organização: cooperativa e horizontal
Atualmente, somos 34 cooperados e nos reunimos semanalmente em assembleias gerais em que todos participam horizontalmente, com igual poder de decisão sobre os rumos pedagógicos, organizacionais e administrativos da escola.
Além de sermos professores, desempenhamos todas as funções necessárias ao funcionamento da escola. Algumas tarefas que desempenhamos como cooperados:
- Entre outras funções
- Secretaria Escolar
- Tesouraria
- Núcleo de Relações Escolares (NRE), responsável pela mediação entre estudantes, famílias e escola.
- Portaria
- Gestão das mídias sociais
- Apoio aos estudantes e professores dentro e fora de aula
- Pequenos reparos e manutenções