Como nos organizamos na Arco?

Organização interna

Atualmente temos 33 cooperados que se reúnem semanalmente em assembleias gerais em que todos participam horizontalmente e têm igual poder de decisão sobre os rumos pedagógicos, organizacionais e administrativos da escola.

Todos nós, além de exercermos o papel de professores, também desempenhamos todas as funções necessárias ao pleno funcionamento da escola e do centro cultural. Professores-cooperados se dedicam, além das atividades diretamente pedagógicas, a diversas outras tarefas do cotidiano, tais como: limpeza do espaço, cuidados de portaria, apoio aos estudantes e professores em aula, pequenos reparos e manutenções etc.  Além disso, os professores-cooperados também assumem papéis como a Secretaria Escolar, Tesouraria, Núcleo de Relações Escolares (NRE), responsável pela mediação entre estudantes, famílias e escola; e outras funções como comunicação, coordenação das equipes de trabalho das quintas-feiras (dia de período integral) etc. 

Organização do cotidiano escolar

Os estudantes também estão implicados nos cuidados com a escola e, tal como os professores, se responsabilizam pela limpeza e organização do espaço. Na disciplina “Práticas de Auto-Organização”, todos os dias, nos 20 minutos finais de cada período, os alunos se dividem em equipes interséries e se rodiziam, semanalmente, na tarefa de limpeza dos ambientes comuns  – salas de aula, biblioteca, cozinha, pátio, banheiros e auditório.

Todas as quintas-feiras temos um dia de período integral na escola. Neste dia, além da grade curricular de cada série, os estudantes dos dois ciclos, divididos em 16 equipes interséries, fazem um rodízio semanal entre 16 estações de trabalho: escolha do cardápio e planejamento do almoço da semana seguinte; preparação do almoço; preparação da sobremesa; limpeza mais intensa e minuciosa dos diversos espaços da escola; pesquisa de jogos; levantamento de atividades culturais e de lazer na cidade, preferencialmente gratuitas, e coletivização das informações num quadro; etc. Cada grupo é acompanhado por um educador de referência e mantém a mesma formação durante um semestre. 

Concebemos a disciplina Práticas de Auto-Organização como fundamental numa formação escolar que visa desenvolver não apenas o intelecto, mas também as habilidades manuais de cuidado com o espaço onde todos convivem. 

Horários de funcionamento

Ensino Médio – das 7h20 às 13h10

Ensino Fundamental II (de 6o a 9o anos) – das 13h30 às 18h30

Quintas-feiras: período integral para os dois ciclos: das 7h20 às 18h30

Limites de estudantes por turma

A Arco possui uma turma para cada ano / série. No Ensino Fundamental II nossas turmas têm um máximo 22 estudantes. No Ensino Médio, um máximo de 25 estudantes por turma.

Componentes curriculares

Componentes Específicos:

Práticas de Auto-Organização (interséries) Presentes no cotidiano escolar como práticas pedagógicas ligadas a organização pessoal e coletiva dos alunos dentro do espaço da escola. Compreendem os cuidados diários realizados nos 20 min finais do período de aulas e as atividade de limpeza, organização, manutenção, culturais e de elaboração das refeições realizadas às quintas-feiras, dias com período integral de aulas na escola para os dois ciclos.

Projetos (duas aulas por semana para todas as séries de ambos os ciclos) Organizado por 2 professores de disciplinas, áreas ou séries diferentes, a proposta percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação de perguntas sobre o tema elegido, formulação de problemas a serem investigados, planejamento, distribuição de funções, execução das ações e estratégias previstas no planejamento, avaliação e socialização dos processos e resultados.

Orientação de Estudos (O.E) exclusiva para o 6o ano – A disciplina de Orientação de Estudos é uma componente curricular do primeiro semestre do 6ano. A essência dessa disciplina é acolher o estudante ingressante no Ensino Fundamental II, auxiliando-o a se organizar em uma nova etapa da vida escolar. Os estudantes são estimulados a organizarem momentos de estudo fora da escola, organizarem de forma autônoma o próprio material e se apropriarem dos espaços e funcionamento do cotidiano escolar.

Grupo de Elaboração (GE). Os Grupos de Elaboração são concebidos como espaço de reflexão sobre quaisquer temas entendidos como relevantes – tanto pelos estudantes quanto pelos coordenadores. Os encontros acontecem semanalmente para todas as turmas, com uma hora de duração, e são coordenados por dois professores-cooperados.

Componentes curriculares do Núcleo de Ciências Humanas e Linguagens:

  • Língua Portuguesa
  • Inglês
  • História
  • Geografia
  • Teoria Social (exclusiva para as três séries do Ensino Médio)

Componentes curriculares do Núcleo de Ciências Naturais e Matemática:

  • Matemática
  • Geometria (separada das aulas de matemática para o Ensino Fundamental II)
  • Ciências (apenas Ensino Fundamental II)
  • Física (Ensino Médio)
  • Química (Ensino Médio)
  • Biologia ( Ensino Médio)

Componentes curriculares do Núcleo de Corpo e Jogo:

Realiza 2 aulas por semana, divididas em Educação Física e Corpo e visa trazer à consciência os mecanismos do corpo, através dos esportes, jogos cooperativos, danças e capoeira, nos quais as diferenças de habilidades e capacidades são valorizadas na conquista de objetivos comuns. Além do uso dos espaços da escola, as atividade também acontecem em áreas externas como no Clube Escola, Gramado da USP, praças, etc..

  • Educação Física
  • Corpo

Componentes curriculares do Núcleo de Artes e Ofícios:

As áreas em diálogo, criam condições para que o estudante vivencie processos de produção, apreciação e reflexão artística, desmistificando esse fazer como um talento inato, para reconhecê-lo também como processo de trabalho que deve ser acessível a todos. 

Para o Ensino Fundamental II – uma aula por semana com cada linguagem, além da intersecção que ocorre com outras áreas do conhecimento, como nas aulas de Projetos.

  • Música: Desenvolver consciência auditiva crítica e musical, reconhecer as qualidades fundamentais do som, criando repertórios utilizando o corpo, instrumentos e objetos sonoros.
  • Artes Visuais: Interagir com materiais e procedimentos variados, de modo a ampliar o repertório do aluno para uma produção pessoal e/ou coletiva, além de estimular a fruição, produção e crítica.
  • Ofícios: Visa introduzir os estudantes nas técnicas básicas de quatro grandes áreas: cozinha e preparação de alimentos, circuitos eletrônicos, marcenaria e tecelagem.
  • Teatro: Trabalha-se jogo e estudo de técnicas de expressão, com conteúdos ligados ao teatro popular, político e crítico assim  como dramaturgia, figurino, cenografia e iluminação. 

Para o Ensino Médio – as aulas são ministradas em duplas de professores e as linguagens se mesclam, no intuito de relacionar na prática os processos criativos e a análise de suas relações na história. Alguns exemplos dos conteúdos trabalhados: a linguagem do Cabaré, Performance, Música Popular e Cinema etc.

O espaço físico da escola

Processo de entrada para novos estudantes

Algumas famílias têm nos procurado perguntando sobre o processo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2021. Após refletirmos cuidadosamente sobre como realizá-lo neste período excepcional de suspensão das atividades presenciais da Escola, acreditamos ter alcançado um formato que mantém o diálogo e a proximidade — ainda que virtual –, ambos pedras angulares do projeto pedagógico da Arco.

Sendo assim, o processo de admissão ocorrerá em 2 etapas:

1a. etapa – Reuniões gerais de ciclo

Voltadas para os familiares e responsáveis, esta reunião com os cooperados da Arco objetiva apresentar o projeto da Escola com foco em cada um dos ciclos (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio), bem como elaborar e elucidar dúvidas a respeito do processo de admissão e dos vários aspectos que envolvem o cotidiano escolar.
Os interessados podem se inscrever para uma das reuniões gerais preenchendo este formulário (caso haja interesse por mais de uma vaga, pedimos, por favor, para preencher um formulário para cada estudante).

Datas das reuniões gerais:

a) Ensino Fundamental II (com ênfase no 6o ano):

  • 12/08 – 19h30 às 21h30
  • 22/08 – 10h30 às 12h30:

b) Ensino Médio

  • 15/08 – 10h30 às 12h30:

O link para o GoogleMeet será enviado alguns dias antes da reunião para o email indicado no formulário.

2a. etapa – Reuniões individuais com o Núcleo de Relações Escolares (NRE)

Com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre o estudante, sua trajetória escolar e o seu entorno familiar, após a reunião geral será realizada ao menos uma reunião individual com o Núcleo de Relações Escolares, para a qual estão convidados os responsáveis e o estudante.

Os formulário com as datas e horários disponíveis para o agendamento destas reuniões individuais serão enviados em agosto para todos os que se inscreveram nas reuniões gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *