Educação Integral e Práticas de Auto-Organização

Saiba mais sobre a nossa organização cotidiana

Cotidiano Escolar

Nosso dia a dia é centrado na construção de uma comunidade baseada no encontro entre pessoas. Por isso, é fundamental que estejamos juntos desempenhando diferentes funções, numa relação viva entre teoria e prática, na qual o vínculo entre educador e educando é a base para a ampliação dos saberes e das trajetórias de ambos. 

Componentes que nos diferenciam:

Práticas de Auto-Organização (interséries):

Todos os dias, os estudantes  se dedicam aos cuidados da escola e, junto aos professores, divididos em equipes intersérie, são responsáveis  pela limpeza e pela organização dos espaços de estudo e convivência: salas de aula, biblioteca, cozinha, pátio, banheiros e auditório. Uma vez por semana, nos dedicamos também à limpeza e à organização do entorno: praças, calçadas, canteiros. Para nós, uma educação integral pressupõe a construção de uma cidade mais acolhedora   As quintas-feiras são muito especiais na Arco, nelas  acontece nosso integral.  Divididos nas equipes, cada uma com um professor-coordenador, os estudantes participam de diferentes estações de trabalho::

  • Escolha do cardápio e planejamento do almoço da semana seguinte
  • Preparação do almoço
  • Preparação da sobremesa
  • Limpeza dos diversos espaços da escola
  • Pesquisa de jogos, debates de temas da atualidade, esportes não convencionais e brincadeiras, escrita e troca de cartas. 

Essas Práticas de Auto-Organização, são  fundamentais numa formação escolar que visa não apenas o desenvolvimento intelectual individual, mas também se ocupa da capacidade de ação coletiva e do aprimoramento das habilidades manuais de cuidado com o espaço onde todos convivem.

A Arco possui uma turma para cada ano/série. No Ensino Fundamental II nossas turmas têm um limite máximo de 22 estudantes. No Ensino Médio, um limite máximo de 25 estudantes por turma. O currículo da Arco é organizado da seguinte maneira:

Componentes curriculares

Componentes Específicos:

Práticas de Auto-Organização (interséries): Presentes no cotidiano escolar como práticas pedagógicas ligadas à organização pessoal e coletiva dos alunos dentro do espaço da escola. Compreendemos os cuidados diários como a realização de organização dos espaços nos 15 minutos antes do intervalo das aulas e as atividades de limpeza, organização, manutenção e de elaboração das refeições realizadas às quintas-feiras, dias com período integral de aulas na escola para os dois ciclos.

Projetos (duas aulas por semana para todas as séries de ambos os ciclos): Organizado por 2 professores de disciplinas, áreas ou séries diferentes, a proposta percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação de perguntas sobre o tema elegido, formulação de problemas a serem investigados, planejamento, distribuição de funções, execução das ações e estratégias previstas no planejamento, avaliação e socialização dos processos e resultados.

Orientação de Estudos (O.E):
A disciplina de Orientação de Estudos é um componente curricular importantíssimo para os estudantes nessa nova etapa de suas vidas escolares.  Nela, auxiliamos os alunos no desenvolvimento de sua autonomia, necessária à organização para os momentos de estudo fora da escola, assim como para se apropriar dos materiais, dos espaços e do cotidiano escolares. 

Grupo de Elaboração (GE):
Os Grupos de Elaboração são espaços de reflexão sobre temas entendidos como relevantes – tanto pelos estudantes quanto pelos coordenadores do grupo. Neles conseguimos compartilhar as questões, estreitando os laços e pensando soluções coletivas para os desafios inerentes à escolarização, à adolescência e à contemporaneidade. Cada um cuida de todos, e todos cuidam de cada um. 

Nossa  organização: cooperativa e horizontal

Atualmente, somos 34 cooperados e nos reunimos semanalmente em assembleias gerais em que todos participam horizontalmente, com igual poder de decisão sobre os rumos pedagógicos, organizacionais e administrativos da escola.

Além de sermos professores, desempenhamos todas as funções necessárias ao funcionamento da escola. Algumas tarefas que desempenhamos como cooperados:

  • Entre outras funções
  • Secretaria Escolar
  • Tesouraria
  • Núcleo de Relações Escolares (NRE), responsável pela mediação entre estudantes, famílias e escola.
  • Portaria
  • Gestão das mídias sociais 
  • Apoio aos estudantes e professores dentro e fora de aula
  • Pequenos reparos e manutenções

O espaço físico da escola

Posts Relacionados