Como nos organizamos na Arco?

Organização do cotidiano escolar

Os estudantes também estão implicados nos cuidados com a escola e, tal como os professores, se responsabilizam pela limpeza e organização do espaço. Todos os dias, nos 15 minutos antes do intervalo das aulas, os estudantes se dividem em equipes interséries e se rodiziam, semanalmente, na tarefa de limpeza dos ambientes comuns – salas de aula, biblioteca, cozinha, pátio, banheiros e auditório.

Às quintas-feiras, todos os estudantes permanecem na escola em período integral. Em parte do dia,  os alunos se dividem em 16 equipes interséries e fazem um rodízio semanal entre diferentes estações de trabalho: escolha do cardápio e planejamento do almoço da semana seguinte; preparação do almoço; preparação da sobremesa; limpeza dos diversos espaços da escola; pesquisa de jogos; levantamento de atividades culturais e de lazer na cidade; entre outras. Cada grupo é acompanhado por um educador de referência e mantém a mesma formação durante um semestre. 

Tanto os cuidados diários como as atividades em grupo às quintas-feiras inserem-se na disciplina Práticas de Auto-Organização, concebida como fundamental numa formação escolar que visa não apenas o desenvolvimento intelectual individual, mas também se ocupa da capacidade de ação coletiva e do aprimoramento das habilidades manuais de cuidado com o espaço onde todos convivem. 

A Arco possui uma turma para cada ano/série. No Ensino Fundamental II nossas turmas têm um limite máximo de 22 estudantes. No Ensino Médio, um limite máximo de 25 estudantes por turma. O currículo da Arco é organizado da seguinte maneira:

Componentes curriculares

Componentes Específicos:

Práticas de Auto-Organização (interséries): Presentes no cotidiano escolar como práticas pedagógicas ligadas à organização pessoal e coletiva dos alunos dentro do espaço da escola. Compreendemos os cuidados diários como a realização de organização dos espaços nos 15 minutos antes do intervalo das aulas e as atividades de limpeza, organização, manutenção e de elaboração das refeições realizadas às quintas-feiras, dias com período integral de aulas na escola para os dois ciclos.

Projetos (duas aulas por semana para todas as séries de ambos os ciclos): Organizado por 2 professores de disciplinas, áreas ou séries diferentes, a proposta percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação de perguntas sobre o tema elegido, formulação de problemas a serem investigados, planejamento, distribuição de funções, execução das ações e estratégias previstas no planejamento, avaliação e socialização dos processos e resultados.

Orientação de Estudos (O.E): exclusiva para o 6° ano – A disciplina de Orientação de Estudos é uma componente curricular do primeiro semestre do 6° ano. A essência dessa disciplina é acolher o estudante ingressante no Ensino Fundamental II, auxiliando-o a se organizar em uma nova etapa da vida escolar. Os estudantes são estimulados a organizarem momentos de estudo fora da escola, organizarem de forma autônoma o próprio material e se apropriarem dos espaços e funcionamento do cotidiano escolar.

Grupo de Elaboração (GE). Os Grupos de Elaboração são concebidos como espaço de reflexão sobre quaisquer temas entendidos como relevantes – tanto pelos estudantes quanto pelos coordenadores. Os encontros acontecem semanalmente para todas as turmas, com uma hora de duração, e são coordenados por dois professores-cooperados.

Organização interna

Atualmente somos 36 cooperados e nos reunimos  semanalmente em assembleias gerais em que todos participam horizontalmente e têm igual poder de decisão sobre os rumos pedagógicos, organizacionais e administrativos da escola.

Todos nós, além de exercermos o papel de professores, também desempenhamos todas as funções necessárias ao funcionamento da escola e do espaço cultural. Professores-cooperados se dedicam, além das atividades diretamente pedagógicas, a diversas outras tarefas do cotidiano, tais como: limpeza do espaço, cuidados de portaria, apoio aos estudantes e professores em aula, pequenos reparos e manutenções etc. Além disso, os professores-cooperados também assumem papéis como a Secretaria Escolar, a Tesouraria, o Núcleo de Relações Escolares (NRE), responsável pela mediação entre estudantes, famílias e escola, e outras funções. 

O espaço físico da escola

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