Arco Educação e Cultura

A Arco Educação e Cultura nasce do desejo dos educadores da Arco Escola-Cooperativa de ressignificar as representações do espaço escolar no bairro e na cidade, colocando-se, por uma lado, como um espaço de mediação entre a comunidade e os saberes disciplinares consagrados, mas, por outro lado, procurando constituir-se como um espaço que propicie e impulsione a relação dos saberes escolares com os saberes indisciplinares – aqueles que, apesar de não reconhecidos como “superiores” (e, por isso, muitas vezes, são alijados da escola), transformam as relações de trabalho, as formas de encontro e de criação de pensamentos e subjetividades.

O centro cultural, pois, ajuda-nos a que a escola se abra para o conhecimento errático, partindo de uma visão da urbe como constituição orgânica e permanentemente móvel. Assim, a Arco Educação e Cultura se conecta à Escola-Cooperativa, entendendo, como ela, que a noção de educação não se dissocia das noções de cultura e de arte.

Três eixos que tramam entre si uma experiência de fruição indisciplinada com a cidade e o trabalho. É com essa paisagem de ideias que a Arco Educação e Cultura aparece como um corpo junto ao corpo da Arco Escola-Cooperativa, dividindo com ela seus espaços, mas funcionando de modo autônomo. Partilhando as sensações de invenção de uma cooperativa e seu engajamento na ação e na reflexão sobre a cidade, o trabalho, a arte e a técnica.

Com uma programação voltada para o público jovem e adulto, são – e serão sempre mais – oferecidos cursos, oficinas, seminários e mesas de conversa com os mais diferentes temas como tear, marcenaria, teatro, manipulação de panos, jogos cooperativos e também apresentações culturais, festas, seminários, cineclube etc. Produzindo atividades onde os conteúdos artísticos e científicos compartilharão seus espaços e tempos com os ofícios, o artesanato e a culinária, diluindo as fronteiras entre os diferentes tipos de linguagens, levando em conta as simbioses entre o fazer e o pensar, o corpo e o pensamento, onde a ação é pensamento e pensamento é ação.

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