“Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. – Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? – pergunta Kublai Khan. – A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra – responde Marco -, mas pela curva do arco que estas formam. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: – Por que falar das pedras? Só o arco me interessa. Polo responde: – Sem pedras o arco não existe.”
(Italo Calvino, As cidades invisíveis. Ed. Companhia das Letras, 1990, p. 79)
A ARCO é composta por 36 professores/as com larga experiência em instituições de referência no ramo da educação pública e privada. Pessoas comuns, mas que teimam em não se acomodar perante o mundo como está e que hoje se colocam um novo desafio: aprender mais e abraçar as tarefas que exigem a construção, a abertura e o funcionamento de um novo espaço pedagógico e cultural.
Conheça algumas pedras que sustentam nosso arco!
Amanda Figueiredo é crocheteira, formada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, iniciou sua trajetória como educadora no México em 2017 com aulas de reforço em Matemática para o Ensino Médio. Trabalhou como professora auxiliar do Ensino Fundamental ll na Escola Nossa Senhora das Graças – Gracinha e atualmente atua como professora de Matemática no Ensino Médio na Arco.
Ana Paula Musatti Braga é psicanalista desde 1991, com formação em “Grupos e Instituições” e especialização em “Teoria, técnica e estratégias especiais na psicanálise de crianças e adolescentes” pelo IP-USP (1995). Fez mestrado (2001), doutorado (2016) e pós-doutorado (2018) pelo Depto de Psicologia Clínica da USP. É supervisora clínica desde 2000 e de equipes de saúde mental desde 2004. É autora do livro “Os muitos nomes de Silvana: contribuições clínico-políticas da psicanálise sobre mulheres negras” e é membro do “Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política” do Instituto de Psicologia da USP, desde 2004.
Antonio José Lopes (Bigode) é professor de Matemática e jornalista, licenciado pelo IME-USP e doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona, pesquisador em currículo e metodologia da matemática e em processos de aprendizagem. Autor de livros didáticos (Matemática do Cotidiano), de metodologia da Matemática e da série para a TV Escola “Matemática em Toda Parte”.
Cândida Guariba é bacharel em História com licenciatura plena pela Universidade de São Paulo. É professora de História na Arco Escola-Cooperativa e no Cursinho Popular e Pré-Universitário da Psico (trabalho voluntário). É também coordenadora de produção da Mostra Ecofalante de Cinema, na qual trabalha, desde 2011, nas áreas de pesquisa, produção e em parcerias com instituições culturais e educacionais.
Cristiane Lima é arte-educadora, figurinista, cenógrafa e estudante de Permacultura. Formou-se em Licenciatura em Artes Visuais na FAMEC (2009), concluiu o Curso Arte do Brincante para Educadores, no Instituto Brincante (2010) e Curso de Teatro Profissionalizante pelo Instituto de Educação Costa Braga (2006). Compôs a Brava Companhia (2008-2017) e é integrante do grupo de teatro Madeirite Rosa, onde pesquisa Teatro na Sociedade e Criação no Processo Colaborativo. Realizou seu PDC (Curso de Design em Permacultura) em 2023 pelo IPEMA – Instituto de Permacultura da Mata Atlântica.
Claudio Cretti é artista visual e educador. Foi professor na Escola da Vila de 1995 a 2009, passando pelo F1, F2 e EM. Coordenou o Educativo do Instituto Tomie Ohtake de 2003 a 2008. Foi professor na escola Alef Peretz para F2 e EM de 2011 a 2017. Desde 2004 é assessor para o ensino da arte na DRE Pirituba/Jaraguá, na Prefeitura de São Paulo. Realizou exposições no MAM-SP, MAC-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Funarte/ RJ, entre outros.
Danielle Maciel é Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Formada em Letras pela FFLCH-USP – em Língua Portuguesa e Italiano. Atua com projetos voltados à Educação, Cultura e Comunicação há mais de dez anos. Desenvolve atividades de Formação de Professores e Produção de Materiais Formativos. Ministra cursos e oficinas de leitura e produção literária, jornal comunitário, revistas, roteiros de vídeos e programas de rádio. Foi Professora de Língua Portuguesa na ETEC Jornalista Roberto Marinho e Supervisora e Arte Educadora de Literatura e Escrita Criativa do Programa Fábricas de Cultura.
Danilo Chaves Nakamura é formado em História pela USP. Mestre em História Econômica também pela USP. Trabalhou no Cursinho Popular da Psico (IPUSP), na difusão cultural da Biblioteca Mario de Andrade e na Editora Moderna. Atualmente é professor da rede municipal de ensino. Também é membro do CEMAP-Interludium (Centro de Estudos do Movimento Operário Mário Pedrosa) e colabora regularmente par a revista “O Olho da História”, da UFBA.
Emerson Marinheiro Valentim é Formado em Comunicação Social, professor de Educação Física e Pedagogo com especialização em Treinamento Desportivo e Lesões no esporte. Foi treinador da MPR (Marcos Paulo Reis Assessoria Esportiva), e AR (Adidas Runners).
Dentro da área da Educação especialização em Igualdade racial nas escolas. Professor das escolas Ponto de Partida, Alef Peretz e Arraial das Cores. Professor e Educador da Associação de Capoeira CEACA desde 2000, com aulas na Escola Municipal Amorim Lima.
Enzo Haruo Hiraoka Moriyama é bacharel em Física e licenciado em Matemática, ambos pela Universidade de São Paulo, e possui um mestrado profissional em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atua como professor de Matemática no Ensino Fundamental II desde 2017.
Everton Odair dos Santos é apaixonado por viagens! Licenciado em matemática pelo Instituto Singularidades e pós graduado em Neurociência na escola. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, pesquisador da Educação Inclusiva. Professor da educação básica atuou nos anos finais do ensino fundamental e médio. É, também, editor de material didático e, algumas vezes, exerce o papel de formador de professores da rede estadual de educação do estado de São Paulo.
Fabio Luís Ferreira Nóbrega Franco é psicanalista, doutor e mestre em Filosofia pela USP, com estágio na Université de Paris VII. Foi coordenador do Ensino Médio da Escola Alef Peretz, onde é professor de Filosofia no Ensino Médio. Como consultor da UNESCO na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, depois, como Assessor Político da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo desenvolveu políticas públicas para o enfrentamento do desaparecimento de pessoas.
Ferenc Diniz é formado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor pela mesma universidade na área de Física da Matéria Condensada com ênfase no estudo de propriedades de nanopartículas e filmes finos. A experiência como educador abrange diferentes ramos da educação formal e informal, com atuação no ensino fundamental, médio, curso pré-universitário popular, curso técnico e profissionalizante, e no ensino superior em instituição pública e privada, atuando na graduação, pós-graduação e formação de professores.
Fernanda Haucke é atriz de teatro de grupo, dançarina, produtora e cozinheira interessada pelo uso das ervas e temperos. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da ECA/USP, onde se formou em 1990. Foi Integrante da Companhia do Feijão entre 2002 e 2019, onde ministrou oficinas de narrativa teatral e coordenou grupos de pesquisa em teatro não verbal. Atualmente é integrante da Cia. Livre. Praticou diversas técnicas de dança, circo, artes marciais, terapias e expressão corporal. Em 2016 realizou o curso de formação no método Ivaldo Bertazzo. É integrante do núcleo de pesquisa Corpo em Teia, da Cia Oito Nova Dança. Atuou na EMEF Amorim Lima entre 2010 e 2018 como integrante ativa da comunidade e membro do Conselho Pedagógico. Realizou seu PDC (Curso de Design em Permacultura) em 2023 pelo IPEMA – Instituto de Permacultura da Mata Atlântica.
Flora Leite é artista e professora. Trabalha com arte educação desde 2007. Em 2022, concluiu seu mestrado em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Suas obras podem ser encontrados em coleções públicas e privadas. Desde 2023, é professora de artes na Arco Escola-Cooperativa.
Frederico Raviolli (Fred) é formado em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela UNESP. Trabalhou na Escola da Vila e no Colégio Oswald de Andrade como assistente de artes do Fund II e Ensino Médio. Atualmente ministra cursos optativos na escola de educação infantil Baby Steps e no Colégio Rainha da Paz. Participou também de experiências de formação política de jovens da rede pública.
Guilherme Xavier da Silveira Viana é graduado em Licenciatura em Letras Inglês e bacharel em tradução em inglês-português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalha como educador das linguagens desde 2009, tendo atuado em instituições de ensino de diversas naturezas, tais qual o Colégio Oswald de Andrade, o cursinho popular de Ermelino Matarazzo, cursinho popular Construção e outros. Atualmente é professor de inglês na Arco e de espanhol na escola Alecrim. Tradutor intérprete das línguas portuguesa, inglesa e espanhola em diversos eventos internacionais, especialmente daqueles com caráter de fomentação do pensamento e estruturação de ações por mais equidade social, tais qual o 1º Encontro Internacional da Coalizão Negra por Direitos.
João Paulo de Saboia Fiuza (Jopa) é formado em Educação Física, licenciatura plena pela OSEC (UNISA) em 1987, curso de Pós graduação na USP – especialização em Técnicas Desportivas, Voleibol, em 1988. De Agosto de 1986 até Agosto de 2022 foi professor de Educação Física na Escola Vera Cruz. Professor na Logos, durante 10 anos. De janeiro de 2012 até dezembro de 2017 no Colégio Oswald de Andrade. Desde 1999, na Escola Bakhita.
João Riveros é geógrafo formado pela Universidade de São Paulo e começou a se tornar professor em 2003, quando foi trabalhar na rede pública e privada de ensino com alunos do ensino fundamental II, médio e com a educação de jovens e adultos. Além das atividades escolares, trabalha também como consultor na elaboração de material didático.
Joana Góes é graduada em Ciências Biológicas, é mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – SP. Leciona para ensino fundamental e médio desde 2001, nos cursos de ciências e biologia.
Kim Cober é formada em psicologia, atua como coordenadora e professora nativa de inglês há 30 anos. Atua numa escola pública de ensino fundamental há 10 anos, participando do Conselho Pedagógico, relações com a comunidade e festas tradicionais. Trabalha no atendimento e acolhimento de refugiados e coordena uma escola de idiomas numa ONG de refugiados.
Lauren Couto Fernandes é formada em Letras/Inglês pela USP e vem dedicando-se ao ensino de Língua e Literatura Inglesa desde 1995. Foi professora na escola de idiomas Seven por dez anos e no Colégio Oswald de Andrade, nos Ensinos Fundamental e Médio, por 14 anos. Atualmente, ministra aulas de inglês para 5º a 9º anos na Escola Ágora e para o Ensino Médio no Colégio Equipe.
Leonardo Cordeiro é percussionista, com experiência em grupos de música erudita e popular, e cursa o mestrado em filosofia na USP. Trabalha em sala de aula com ambas as áreas no Colégio Equipe.
Livia Andreosi é formada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pela USP, doutora e mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP. Foi professora de Ciências na Escola Alef Peretz e professora universitária no curso de Pedagogia. Além disso, tem se dedicado à pesquisa com formação continuada de professores no ensino de Ciências na Escola de Aplicação da FEUSP há mais de dez anos.
Lucas Pessoa é formado em Biologia pela Universidade Mackenzie (2008), especialista em Gerenciamento Ambiental pelo CRBio (2014) e mestre em História da Ciência pela PUC (2016). Trabalhou em diversas empresas na área de investigação ambiental de 2008 a 2013, desde então atua no ensino de Ciências e Biologia em colégios particulares de São Paulo. Leciona ciências no Colégio Equipe desde 2017.
Luciana Alves da Costa é formada em Português e Francês pela USP. Como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino, trabalhou no Colégio Oswald de Andrade entre 2008 e 2010 e, desde 2011, leciona no Colégio Santa Cruz. Em trabalhos relacionados à rede pública, foi educadora no Centro de Estudar Acaia Sagarana e atuou em curso sobre poesia, junto à editora Companhia das letras, na formação de professores em diversos estados do país.
Luis Braga é pedagogo com formação em psicanálise, grupos e instituições. Ainda na década de 1970 foi professor de escola técnica estadual e de cursos para alfabetização de adultos. Atuou em Hospital-dia como acompanhante terapêutico, terapeuta de grupos e de família. Foi membro fundador do Núcleo de Estudo e Prática de Grupos (Instituto de Psicologia da USP – 1985).
Martim de Carvalho Leicand é formado em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP. Atua como professor desde 2010 quando começou a dar aulas de construção de brinquedos e invenções para crianças. Desde 2011 dá aulas para o FII do Colégio Equipe, incluindo as disciplinas de Tecnologia e Multimeios. Desde 2016 é responsável por Projetos de Ciências no FI da Escola Arraial das Cores. Também ministra oficinas extracurriculares de construção para EI, FI e FII em ambas as instituições.
Mauro Pontes é assessor para o ensino de Ciências, professor de Ciências e de Tecnologia no Ensino Fundamental II do Colégio Equipe. Formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos-USP, mestre em Ciências pelo IF-USP. Licenciado em Ciências pela USP. Começou a trabalhar com educação em 1999. Atuou como professor de Física, Matemática e Ciências em escolas públicas, privadas e cursinho popular.
Nelson Orlando Beltran (1950 – 2022) licenciado em Química pelo Instituto de Química da USP e mestre em Educação pela FE-USP. Foi professor das Escolas: Rainha da Paz, Colégio Equipe, Escola Técnica de Química Conselheiro Antônio Prado, Escola de Aplicação da USP, Escola Nossa Senhora da Graças. Foi editor fundador da Revista de Ensino de Química; Química Nova na Escola da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Coautor do livro Química da Coleção Magistério da Editora Cortez e do livro de Química do Ensino Médio da RSE – Rede Salesiana de Escolas. Autor do livro “Histórias de um Professor Feliz” da Editora da Física. Foi assessor de química da Escola Nossa Senhora das Graças.
Rafael Torrano Ciancio é formado em linguística e português pela USP. Já trabalhou com formação de jovens e adultos; produção de material didático (Pearson); e na ONG educadores sem fronteira, dando aulas no contraturno na região do Capão Redondo. Hoje leciona português no Colégio Santa Cruz e na Escola Nossa Senhora das Graças.
Samanta Isabel do Carmo é bióloga formada pela Universidade de São Paulo, iniciou sua trajetória como educadora em cursinhos populares. Trabalhou no laboratório de Ciências Naturais da Escola da Vila e participa como pesquisadora no Laboratório de Ensino de Biologia por Investigação (BioIn), do Instituto de Biociências da USP.
Suelen Moreira é atriz, produtora e educadora. Militante negra e feminista. Integrante da Cia Antropofágica há 9 anos. Formada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, sua pesquisa teatral é fundamentada no estudo de Tadeuz Kantor, Bertold Brecht, Oswald de Andrade e Vladimir Maiakovsky. Como educadora em Artes já atuou no Projeto Y (núcleo de formação de atores da Cia Antropofágica) na Rede Pública Municipal de Taboão da Serra, na Fundação Casa, e na rede Particular, tendo trabalhado com Ensino Infantil e Fundamental I e II, na Educação Formal e com Adolescentes e Adultos em educação não-formal.
Taiguara Belo de Oliveira é bacharel em Ciências Sociais pela UNESP-Marília (2002), com licenciatura plena em Sociologia e curta em História e Geografia (2003); mestre em Sociologia Política pela UFSC em 2008 e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Atuou, entre 2004 e 2014, como professor dessas áreas no Ensino Médio, Fundamental II e EJA. Participou de diversos projetos de cultura e comunicação em escolas públicas, movimentos sociais e associações de bairro da periferia de São Paulo, com ênfase em cine-clubismo e oficinas de audiovisual. Desde 2010 trabalha com registro, edição de imagens e produção de documentários.
Tatiana de Andrade Beltrão possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. Atua como professora desde 2011, tendo passado pelas escolas Lourenço Castanho e Carandá, onde foi responsável por cursos de História para o EF2, e pelas escolas Arraial das Cores e Escola da Vila, onde atuou junto ao EF1.
Thais C. de Lima é psicanalista, especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde de São Paulo e mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. É membro da Rede Clínica do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL/SP). Participou em diversos projetos no campo dos Direitos da Criança e Adolescente. Entre 2014 e 2017, atuou na construção do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA, da Diretoria de Educação de São Miguel Paulista. Desde 2018, trabalha no Instituto Fazendo História como supervisora clínico-institucional em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.