Grupo de Cooperados

Ana Paula Musatti Braga é psicanalista desde 1991 com formação em grupos em instituições e membro do Laboratório Psicanálise e Sociedade da USP desde 2004. Fez parte do Conselho Pedagógico e do Grupo de Estratégias em Educação de 2004 a 2010 na EMEF Amorim Lima, coordenando grupo com adolescentes, oficinas com crianças e reuniões com educadores. Desde 2004 supervisiona equipes que trabalham em Abrigos, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente e nos Centros de Atenção Psicossocial. Fez doutorado pesquisando as articulações entre a psicanálise e desigualdade racial, tema do seu pós-doc atual.

Antonio José Lopes (Bigode) é professor de Matemática e jornalista, licenciado pelo IME-USP e doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona, pesquisador em  currículo e metodologia da matemática e em processos de aprendizagem. Autor de livros didáticos (Matemática do Cotidiano), de metodologia da Matemática e da série para a TV Escola “Matemática em Toda Parte”.

Breno Isaac Benedykt é doutorando em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela mesma instituição, onde também obteve seu título de Graduação em Pedagogia. Nesse momento, também finaliza o curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e trabalha como auxiliar de ensino na Escola ALEF PERETZ.

Cristiane Lima é atriz, arte-educadora e costureira. Formou-se em Licenciatura em Artes Visuais na FAMEC (2009), e concluiu Curso de Teatro Profissionalizante pelo Instituto de Educação Costa Braga (2006). Compôs a Brava Companhia (2008-2017) e é integrante do grupo de teatro Madeirite Rosa, onde pesquisa Teatro na Sociedade e Criação no Processo Colaborativo. Também é articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Realizou diversas formações em espaços como Escolas, SESC e Ocupações Culturais.

Claudio Cretti é artista visual e educador. Foi professor na Escola da Vila de 1995 a 2009, passando pelo F1, F2 e EM.Coordenou o Educativo do Instituto Tomie Ohtake de 2003 a 2008. Desde 2011 é professor na escola Alef-Peretz para F2 e EM. Desde 2004 é assessor para o ensino da arte na DRE Pirituba/Jaraguá, na Prefeitura de São Paulo. Realizou exposições no MAM-SP, MAC-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Funarte/ RJ, entre outros.

Danilo Chaves Nakamura é formado em História pela USP. Mestre em História Econômica também pela USP. Trabalhou no Cursinho Popular da Psico (IPUSP), na difusão cultural da Biblioteca Mario de Andrade e na Editora Moderna. Atualmente é professor da rede municipal de ensino. Também é membro do CEMAP-Interludium (Centro de Estudos do Movimento Operário Mário Pedrosa) e colabora regularmente par a revista O Olho da História, da UFBA.

Danielle Edite Ferreira Maciel é doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação, Área: Cultura, comunicação e cidadania, pela ECA-USP; Formada em Letras pela FFLCH-USP, com habilitação em Língua Portuguesa e Italiano. Pesquisadora de temas relacionados à Cultura, Comunicação, e Educação. Atuou com formação de professores, jovens e crianças em cursos e oficinas de Literatura, Multimídia e Produção Audiovisual. Foi Supervisora Artístico/Pedagógica no Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura. Coordenou e realizou diversos projetos de cultura e comunicação em escolas públicas, movimentos sociais e associações de bairros. Foi Professora de Língua Portuguesa na ETEC Jornalista Roberto Marinho, nos cursos de Multimídia e Produção de Áudio e Vídeo, coordenando o projeto de Revistas Digitais e Programas de debate em Web TV.  Realizou pesquisa sobre Políticas Educacionais fomentada pela Fundação Rosa Luxemburg, produzindo um material de formação para estudantes e comunidade escolar sobre a Privatização do Ensino.

Fabio Luís Ferreira Nóbrega Franco é psicanalista, mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université de Paris VII. Atualmente, conclui o doutorado em Filosofia (também na USP). Foi coordenador do Ensino Médio da Escola Alef, onde é professor de Filosofia no Ensino Médio. Como consultor da UNESCO na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, depois, como Assessor Político da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo desenvolveu políticas públicas para o enfrentamento do desaparecimento de pessoas.

Fernando Soares Plácido é formado em licenciatura e bacharelado pela FMU – 2007. Grupo de estudos de Manifestações folclóricas brasileiras – Dança Brasil – 2004 a 2007. Desde 2004 desenvolvendo trabalhos culturais, sociais e esportivos com grupos de adolescentes e jovens ligados à Pastoral da Juventude e movimentos sociais.

Frederico Raviolli (Fred) é formado em Artes Visuais pela UNESP. Assistente de artes do FII e EM do Colégio Oswald de Andrade. Trabalhou na Escola da Vila. Participação em experiências de formação política de jovens da rede pública.

Kim Cober é formada em psicologia, atua como coordenadora e professora nativa de inglês há 30 anos. Atua numa escola pública de ensino fundamental há 10 anos, participando do Conselho Pedagógico, relações com a comunidade e festas tradicionais. Trabalha no atendimento e acolhimento de refugiados e coordena uma escola de idiomas numa ONG de refugiados.

Leonardo Cordeiro Leonardo Cordeiro é percussionista, com experiência em grupos de música erudita e popular, e cursa o mestrado em filosofia na USP. Trabalha em sala de aula com ambas as áreas no Colégio Equipe.

Livia Andreosi é formada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pela USP, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP e atualmente conclui o doutorado no mesmo programa. Foi professora de Ciências na Escola Alef Peretz e professora universitária no curso de Pedagogia. Além disso, tem se dedicado à pesquisa com formação continuada de professores no ensino de Ciências na Escola de Aplicação da FEUSP há mais de dez anos.

Luis Braga é pedagogo com formação em psicanálise, grupos e instituições. Ainda na década de 1970 foi professor de escola técnica estadual e de cursos para alfabetização de adultos. Atuou em Hospital-dia como acompanhante terapêutico, terapeuta de grupos e de família. Foi membro fundador do Núcleo de Estudo e Prática de Grupos (Instituto de Psicologia da USP – 1985). Integrou por vários anos o Conselho de Escola da EMEF Desembargador Amorim Lima, tendo sido um dos criadores e professor do curso pré-vestibulinho, entre outras atividades.

Mauro Pontes é assessor para o ensino de Ciências, professor de Ciências e de Tecnologia no Ensino Fundamental II do Colégio Equipe. Formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos-USP, mestre em Ciências pelo IFUSP.  Licenciado em Ciências pela USP.  Começou a trabalhar com educação em 1999. Atuou como professor de Física, Matemática e Ciências em escolas públicas, privadas e cursinho popular.

Joana Sampaio Primo é psicóloga, formada no Instituto de Psicologia da USP e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Trabalha com educação desde 2011, iniciando este percurso no Cursinho Popular da Psico (IPUSP). Faz parte do Núcleo de Psicanálise e Política da PUC e do Laboratório de Política e Sociedade da USP, ambos coordenados pela professora livre-docente Miriam Debieux Rosa. Atualmente trabalha na área de orientação de uma escola particular de São Paulo.

João Paulo de Saboia Fiuza (Jopa) é formado em Educação Física , licenciatura plena pela OSEC (UNISA) em 1987, curso de Pós graduação na USP -especialização em Tecnicas Desportivas, Voleibol. em 1988.   Desde 1986 é professor de Educação Física na Escola Vera Cruz;   Desde 1999 na Escola Bakhita.  Desde 2012 no Colégio Oswald de Andrade.

José Carlos Iacomussi  é Engenheiro Mecânico pela UNICAMP. Licenciado em Ciências pela USP. Professor há onze anos em cursinho da EMEF Desembargador Amorim Lima, preparatório para ingresso em escolas técnicas públicas.

Martim de Carvalho Leicand é formado em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP. Atua como professor desde 2010 quando começou a dar aulas de construção de brinquedos e invenções para crianças. Desde 2011 dá aulas para o FII do Colégio Equipe, incluindo as disciplinas de Tecnologia e Multimeios. A partir de 2016 é responsável por Projetos de Ciências no FI da Escola Arraial das Cores. Também ministra oficinas extra curriculares de construção para EI, FI e FII em ambas as instituições.

Roseana de Souza Pellozo começou a ensinar matemática em cursinho popular em 2003 enquanto terminava o bacharelado em Física pelo IFUSP e durante seu mestrado. Em 2008 começou a dar aulas de matemática para o Ensino médio, e vem atuando e se especializando como professora de matemática desde então.

Taiguara Belo de Oliveira é bacharel em Ciências Sociais pela UNESP-Marília (2002), com licenciatura plena em Sociologia e curta em História e Geografia (2003); tornou-se mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008. Atuou, entre 2004 e 2014, como professor dessas áreas no Ensino Médio, Fundamental II e também com Educação de Jovens e Adultos. Participou de diversos projetos de cultura e comunicação em escolas públicas, movimentos sociais e associações de bairro da periferia de São Paulo, com ênfase em cine-clubismo e oficinas de audiovisual. De 2010 até o momento, trabalha com registro, edição de imagens e produção de documentários para diversos coletivos do teatro de grupo de São Paulo, realizando também alguns trabalhos como operador de áudio e multimídia em espetáculos teatrais. Em 2014, ingressou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Comunicação da ECA-USP, dedicando-se ao estudo sobre as relações entre políticas culturais, trabalho e capitalismo na contemporaneidade.

IMG_8384

 

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: