O que é a Arco Escola-Cooperativa?

Uma flor rompe o asfalto

(Carlos Drummond de Andrade)

A ARCO é um projeto coletivo que visa à construção de uma Escola-Cooperativa de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e de um novo espaço cultural.

Diante da necessidade de criar um ambiente de valorização da autonomia docente, professores, pedagogos, psicanalistas e artistas se uniram em torno de uma ideia que aposta no cooperativismo e nos valores da comunialidade como caminho para tecer relações humanas mais justas e solidárias.

TUDO QUE EU NÃO INVENTO É FALSO

(Manoel de Barros)

ARCO é uma curva. Uma estrutura arquitetônica que, ao conectar pontos antes separados, dá sustentação, emoldura passagens ou se torna, ela própria, um novo caminho.

Nosso “arco” tem no seu ponto mais alto a produção de conhecimento e cultura como ato coletivo. Com a partilha de experiências, os saberes se convertem em bem comum, permitindo que sirvam à formação de sujeitos que constroem sua própria história.

Nosso empenho é voltado para a difusão de práticas educativas que aconteçam de dentro para fora e de baixo para cima. Por isso, compõem as bases dessa estrutura:

  • O TRABALHO

Entendido como uma dimensão essencial das relações humanas, ação transformadora, que tece vínculos e permite a criação de universos e sentidos em comum.

  • A CIDADE

Trama viva que acolhe e se modifica pelo encontro de diferentes modos de vida. O entrelaçamento com a cidade e suas formas possibilita que o conhecimento circule livremente entre escola e comunidade.

Uma escola-cooperativa não é uma realidade separada da longa história de desigualdades que se erguem como barreiras ao sentido comunitário do conhecimento. O desafio é fazer desse obstáculo o nosso ponto de partida. Por isso, assumimos a diversidade social, étnica e cultural como o chão onde pisam nossos pés, que impulsiona a constituição de novas experiências, saberes e utopias.

NÃO TENHAMOS PRESSA, MAS NÃO PERCAMOS TEMPO

(José Saramago)

A proposta da ARCO tem sido construída com calma e urgência.

  • Calma, pela importância de realizar debates, formações e diálogos com muita escuta junto a toda comunidade educativa.
  • Urgência, necessária num momento em que tanto a escola pública quanto a privada sofrem transformações que ameaçam a educação.

A ARCO busca estruturar um projeto pedagógico próprio, sólido e duradouro, que não oscile com as mudanças de governo, nem tenha que responder aos gostos do mercado, os quais afetam tanto a educação pública quanto a privada.

Agende aqui uma visita e venha nos conhecer!

 

Foto: Leo e Dafner

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s