O que é a Arco Escola-Cooperativa?

Uma flor rompe o asfalto

(Carlos Drummond de Andrade)

A ARCO é um projeto coletivo que visa à construção de uma Escola-Cooperativa de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e de um novo espaço cultural: a Arco Educação e Cultura

Como surgiu a Arco?

Diante de um contexto em que se exige a criação de um ambiente onde o trabalho docente e sua autonomia sejam valorizados e respeitados e no qual os estudantes sejam sujeitos ativos do processo de aprendizagem – professores, pedagogos, psicanalistas e artistas se uniram para formar a Cooperativa de Trabalho em Educação e Cultura do Butantã e abrir uma escola que aposta no cooperativismo e nos valores da comunialidade como caminho para tecer relações humanas mais justas e solidárias.

Acreditamos que a escola deva cumprir seu papel de devolver ao conhecimento seu sentido coletivo e de partilhar – com os estudantes de todas as classes e culturas diversas – as experiências, aventuras, sonhos e descobertas da história da humanidade, para formar sujeitos cientes de seu passado, que atuem ativamente no presente e inventem seus futuros.

TUDO QUE EU NÃO INVENTO É FALSO

(Manoel de Barros)

ARCO é uma curva. Uma estrutura arquitetônica que, ao conectar pontos antes separados, dá sustentação, emoldura passagens ou se torna, ela própria, um novo caminho.

Nosso “arco” tem no seu ponto mais alto a produção de conhecimento e cultura como ato coletivo. Com a partilha de experiências, os saberes se convertem em bem comum, permitindo que sirvam à formação de sujeitos que constroem sua própria história.

Nosso empenho é voltado para a difusão de práticas educativas que aconteçam de dentro para fora e de baixo para cima. Por isso, compõem as bases dessa estrutura:

  • O TRABALHO

Entendido como uma dimensão essencial das relações humanas, ação transformadora, que tece vínculos e permite a criação de universos e sentidos em comum.

  • A CIDADE

Trama viva que acolhe e se modifica pelo encontro de diferentes modos de vida. O entrelaçamento com a cidade e suas formas possibilita que o conhecimento circule livremente entre escola e comunidade.

Uma escola-cooperativa não é uma realidade separada da longa história de desigualdades que se erguem como barreiras ao sentido comunitário do conhecimento. O desafio é fazer desse obstáculo o nosso ponto de partida. Por isso, assumimos a diversidade social, étnica e cultural como o chão onde pisam nossos pés, que impulsiona a constituição de novas experiências, saberes e utopias.

UM PROJETO SUSTENTÁVEL

Assim como na arquitetura o arco é uma forma privilegiada para dar sustentação às construções, a ARCO Escola-Cooperativa também é um projeto que busca a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

HETEROGENEIDADE SOCIAL:

A escola-cooperativa aposta na colaboração entre estudantes e famílias que não podem arcar com os altos custos que envolvem um longo processo de formação e aqueles que podem partilhar seus recursos financeiros, de modo a viabilizar a convivência de diferentes estratos sociais num mesmo ambiente educacional. Assim, é um princípio fundante de nossa escola implantar uma sólida política de bolsas de estudos.

DIVERSIDADE CULTURAL

A Escola-Cooperativa abarca a ARCO Educação e Cultura, um espaço que se abre para a cidade de forma a se fundir na pluralidade de saberes locais, valorizando a cultura popular e a convivência entre as diferentes gerações. Nesta frente, trabalhadores do entorno, familiares, vizinhos, artistas, pesquisadores, estudantes e educadores são convidados a:

  • Ajudar a conceber e organizar o espaço;
  • Montar, protagonizar e participar das atividades pedagógicas e culturais.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A preocupação ambiental se faz presente em cada passo de nossa caminhada:

  • Uso de materiais reutilizáveis (madeiras do piso do auditório e carteiras doadas por outras escolas).
  • Fabricação própria de produtos de limpeza menos agressivos.
  • Parceria com pequenos produtores e cooperativas de alimentos.
  • Cultivo de jardim vertical e horta como parte da proposta pedagógica.
  •  Manutenção e cuidados gerais com o prédio e seu entorno.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Nossa sustentabilidade econômica depende do esforço de todos os que acreditam numa escola baseada nestes princípios. O cooperativismo é um modelo que não tem o lucro em seu horizonte; todos os ganhos são integralmente revertidos para o fortalecimento do próprio projeto. Assim, cooperados, familiares e apoiadores estão investindo recursos próprios, tempo, disposição e doações de todos os portes e tipos para que esse sonho se consolide.

NÃO TENHAMOS PRESSA, MAS NÃO PERCAMOS TEMPO

(José Saramago)

A proposta da ARCO tem sido construída com calma e urgência.

  • Calma, pela importância de realizar debates, formações e diálogos com muita escuta junto a toda comunidade educativa.
  • Urgência, necessária num momento em que tanto a escola pública quanto a privada sofrem transformações que ameaçam a educação.

A ARCO busca estruturar um projeto pedagógico próprio, sólido e duradouro, que não oscile com as mudanças de governo, nem tenha que responder aos gostos do mercado, os quais afetam tanto a educação pública quanto a privada.

Agende aqui uma visita e venha nos conhecer!

 

Foto: Leo e Dafner

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s