O que é a Arco Escola-Cooperativa?

Uma flor rompe o asfalto

(Carlos Drummond de Andrade)

A Arco Escola-Cooperativa é um projeto coletivo idealizado por professores, psicanalistas, pedagogos e artistas que, através da fundação da Cooperativa de Trabalho em Educação e Cultura do Butantã, por meio de investimentos próprios e com apoio da comunidade, começaram a construção de uma escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio e de um novo Espaço Cultural aberto para a cidade, chamado Arco Educação e Cultura.

Nomear esse projeto de “Arco” guarda afinidades com a estrutura arquitetônica auto sustentável, ligada por dois pilares, que sozinhos podem ser apenas duas estruturas separadas, mas fortalecem-se quando conectadas. O Arco abre um novo caminho, podendo ser uma ponte que liga os dois extremos e, ao mesmo tempo, uma nova passagem.

O “arco” da Escola-Cooperativa tem no ponto mais alto de sua curva (chave) a construção coletiva do conhecimento e da cultura. É no partilhar de uma experiência que o conhecimento se constrói como bem comum (comunialidade) e nessa travessia nos tornamos sujeitos de nossa própria história (autonomia). Esse é o objetivo e o maior desafio da educação.

Os pilares que sustentam essa experiência compartilhada é, de um lado, a relação com a cidade entendida como trama viva, constituída e a todo tempo modificada, e, do outro, o trabalho compreendido como um ato que funda a relação entre as pessoas, cria vínculos e que, portanto, está na base do processo de socialização e formação da subjetividade. Nosso empenho é para a construção de uma educação de dentro para fora e de baixo para cima, que se conecta com a cidade e suas formas de produção, na qual o conhecimento produzido pela comunidade entra na escola e retorna para ela.

A escola-cooperativa não está separada da história e de seu contexto, que é atravessado pelos muros da desigualdade, erguendo barreiras à produção horizontal e comunitária do conhecimento. Por isso, o chão onde os pilares do nosso arco se sustentam é o da diversidade social, da heterogeneidade e, a partir de onde nossos pés pisam, que se constituem as experiências, construção de conhecimento e utopias.

Foto: Leo e Dafner

A Arco Escola-Cooperativa:

é a ponte para a construção coletiva do conhecimento;

é a travessia da experiência comunitária compartilhada;

é a autonomia do sujeito que constrói sua própria história

é a estrutura que possibilita abrir caminhos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s